Evolução dos Espíritos
Sabe-se hoje em dia que existem pelo menos 200 bilhões de galáxias e no mínimo 10 octilhões de planetas, que representa um 10 seguido de 27 zeros. É muito planeta! Com base nestas informações acreditar que somente a Terra tenha vida é supor que todo esse imenso Universo tenha sido criado sem utilidade alguma. O que seria um grande absurdo!
Aprendemos com os Espíritos que todos os planetas são habitados, sendo que há mundos cujas condições morais dos seus habitantes são inferiores às da Terra; em outros, são da mesma categoria. Há mundos mais ou menos superiores e, finalmente, há aqueles nos quais a vida é, por assim dizer, toda espiritual.”
Para entendermos melhor isto, vejamos como Kardec classificou os mundos. É claro que isto não é uma classificação absoluta, é mais para facilitar a nossa compreensão sobre a evolução dos Espíritos e dos mundos. O codificador, então dividiu os mundos em 5 categorias:
1) Mundos primitivos: destinados às primeiras encarnações da alma humana, a vida se resume na luta pela subsistência, o senso moral é quase nulo e, por isso as paixões reinam soberanas. A Terra há vários milhares de anos atrás estava nessa fase.
2) Mundos de expiação e provas: nesses mundos o mal predomina. É a atual situação da Terra, razão por que ainda há tanto sofrimento aqui.
3) Mundos de regeneração: onde os