Evolução dos Computadores
Curso: Técnico em Informática
Daniela de Oliveira Freitas
A EVOLUÇÃO DA MÁQUINA
São José do Rio Preto-SP
2013
Introdução
Na década de 50, foram criados os primeiros computadores digitais. Eram capazes de efetuar cálculos complexos e revolucionar todo o conhecimento humano. O Eniac, primeiro computador do mundo de 1945, pesava 30 toneladas e era utilizado em cálculos balísticos pelo exército dos EUA, na Segunda Guerra Mundial.
Com o passar dos anos foram surgindo novos computadores e muito mais potentes, com as novas tecnologias.
Podemos dizer que a Evolução dos Computadores deu um salto em desenvolvimento, comparando o primeiro computador aos de hoje em dia.
Neste trabalho temos um resumo sobre essa Grande Evolução.
Primeira Geração
As gigantes válvulas
Imagine como seria sua vida se você precisasse de uma enorme sala para conseguir armazenar um computador. Logicamente isso seria impossível, pois os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos.
Por que problemas específicos? Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador. Quer mudar o problema calculado? Reprograme o ENIAC.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domínio Público
Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina.
Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram