Evolução dos computadores
Apple I
A Apple é uma das maiores empresas de equipamentos eletrônicos e softwares do mundo, foi fundada em 1976, tendo como fundadores os estudantes Steve Jobs e Steve Wozniak. Tudo começou com o Apple I (criado em 1976), um computador pessoal primitivo desenhado por Wozniak para uso próprio, mas seu amigo(Steve Jobs) teve a ideia de tentar vender o projeto para as empresas HP e Atari, porém ambas negaram, dizendo que computadores pessoais não teriam futuro no mercado.
O Apple l era composto por uma placa de circuito impresso totalmente montada, contendo cerca de 30 chips. Entretanto, para se chegar a um computador que funcionasse, os usuários tinham de acrescentar um gabinete, fonte de energia, teclado e monitor. Uma placa de expansão opcional, contendo uma interface para cassetes, utilizados no armazenamento dos dados e programas, foi lançada posteriormente ao custo de US$ 75. Vista a descrença de grandes empresas em seu trabalho, a dupla decidiu produzir os computadores com seus próprios recursos e vender por conta própria. O Apple I não fez tanto sucesso, foram vendidas cerca de 200 unidades, a 666 dólares cada: “sempre gostei de repetir números.” Disse Wozniak. Atualmente o Apple I é peça de coleção, e vale cerca de 50 Mil dólares.
Apple II Com os lucros das venda do Apple I, a empresa conseguiu prevalecer de pé por mais um ano, e permitiram o desenvolvimento de máquinas mais potentes. O próximo a ser lançado foi o Apple II (criado no final da década de 1970), equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório), um interface para cassetes e áudio. O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de caracteres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão Tal computador fez muito sucesso. Diferente de outros computadores, o Apple II carregava o BASIC