Evolução dos computadores
A evolução da informática se confunde com a própria história da humanidade. O primeiro instrumento utilizado para cálculos era a mão, já que as operações a serem realizadas eram relativamente simples. Com o passar do tempo, essas operações se tornaram mais complexas e alguns materiais começaram a ser utilizados (pedras, marcações, etc.). Hoje, temos computadores que são capazes de efetuar cálculos que o homem não conseguiria fazer em séculos.
Este trabalho visa mostrar as 4 gerações dos computadores, citando períodos anteriores, que estão diretamente ligados ao nosso tempo.
No início do século XVII, o escocês John Napier inventou um dispositivo chamado "Ossos de Napier" que são tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada, e que trouxe grande auxílio ao uso de logaritmos, em execução de operações aritméticas como multiplicações e divisões longas. "PRIMEIRO COMPUTADOR"
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5 .500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair em países do oriente como Japão e China. O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. Os babilônios utilizavam este ábaco em 2700--2300 a.C .. A origem do ábaco de contar com bastões é obscuro, mas a Índia, a Mesopotâmia