Desenvolvimento da criança peajet
Período de desenvolvimento da criança
Introdução
Jean Piaget, nascido em 1896, doutorou-se, em 1918, em ciências biológicas. No entanto, mesmo nessa época estava interessado em processos de desenvolvimento, foi professor da Universidade de Genebra conhecido como o autor e o teórico mais produtivo deste século, no que se refere ao desenvolvimento da criança. A partir de suas experiências com testes e do estudo do processo de raciocínio de crianças criou sua primeira pesquisa sobre psicologia do desenvolvimento, publicada em 1921. Depois, foi-lhe oferecido o cargo de diretor de estudos no Instituto Jean Jacques Rousseu de Genebra; a partir de então, continuou nesse cargo. Piaget tem também o principal cargo no centro de Epistemologia Genética de Genebra. Sob sua direção, surgiram volumes seguidos de pesquisas e discussão teórica.
Piaget aplica um ponto de vista biológico a sua teoria a respeito do comportamento humano. Tenta identificar as estruturas de cada nível de idade e mostrar como se adaptam mutuamente as exigências ambientais, e como, por sua vez, modificam o que o ambiente exige.
A descrição, feita por Piaget, do desenvolvimento durante a infância.
Piaget divide o desenvolvimento da criança em quatro períodos principais: a infância, o período pré- operacional, o período de operações concretas e o período de operações formais.
Dentre eles o nosso grupo escolhe a idade de 0 a 2 anos.
- Período Sensório-Motor: (0 - 2 anos): - neste estágio (do nascimento aos 2 anos de idade), a criança se corresponde na maior parte das vezes com reflexos, para alguém capaz de organizar as atividades sensório-motoras em resposta ao ambiente, como para alcançar um brinquedo, por exemplo, ou para sair de perto de um estranho que a assusta. Um bebê gradativamente vai se tornando mais organizado e suas atividades ficam menos aleatórias. Através de cada encontro com o ambiente, ele progride de um estágio de reflexo para o estágio do aprendizado