Evolução do pensamento econômico
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA
E MUCURI
EaD - BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: Introdução à Economia
Unidade 2 – Evolução do Pensamento Econômico
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A ECONOMIA
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
1º PERÍODO – Bacharel em Administração Pública/ EAD
1. O que você entende por escolas do pensamento econômico?
Escolas do Pensamento Econômico são diferentes linhas de pensamento, influenciadas pela história que contribuiu ativamente para a construção da ECONOMIA como uma ciência.
As Escolas do Pensamento Econômico tiveram início com a soberania da Igreja, passaram pelos Senhores Feudais, pelo Mercantilismo com as suas doutrinas econômicas, pela Escola Fisiocrata, pela Escola Clássica, pela Escola Marxista, pela Escola Neoclássica e pela Escola Keynesiana.
Estas Escolas foram (alguns conceitos ainda são) responsáveis pela atual consistência da economia mundial e pelo fortalecimento da sociedade e do estado economicamente, dando suporte muitas vezes para a “não pane” econômica.
2. Como era a economia e a sociedade no tempo de François Quesnay? Que escola formou esse médico francês?
François Quesnay (1694-1774) cidadão francês, nascido em Meré, cidade próxima a Paris. Estudou medicina antes de se interessar pela economia. Quesnay era filho de agricultores e, devido a situação em que viveu, sendo fruto de sua época, era adepto da FISIOCRACIA, ou seja, destaca a agricultura como sendo a fonte de riqueza da nação, conceito contrário ao Mercantilismo inglês que primava pelo desenvolvimento da indústria e do comércio exterior.
A ECONOMIA no tempo de François Quesnay era predominantemente agrícola, sendo a terra propriedade de caráter eminentemente senhorial.
A SOCIEDADE é governada por leis naturais semelhantes às que existem na natureza. Portanto, o Estado, não deve intervir nesta ordem natural. Com isso, criticavam o intervencionismo estatal do mercantilismo e