Evolução do pensamento economico
Pode-se até afirmar que a teoria econômica teve seu inicio com o trabalho dos fisiocratas na França, porém sua efetivação se deu através da publicação da obra do escocês Adam Smith com titulo:
• A riqueza das nações, em 1776.
Cabe ressaltar que durante o século XIX, a ciência econômica era conhecida como Economia Política, uma designação que tendeu a desaparecer no início do século XX, com a influência da teoria marginalista, que aspirou ser uma ciência pura como a física e a matemática, daí a denominação simplesmente de Economia para a ciência econômica.
A historia do pensamento econômico pode ser dividido em três períodos:
Grego
• O pré-moderno Romano Árabe
• O moderno Mercantilismo Fisiocracia
• O contemporâneo a partir de Adam Smith no fim do século XVIII
Na Grécia antiga, a primeira referencia conhecidas de economia apareceram com Aristóteles (384-322 a.C.), que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia (OIKOS NOMOS). Encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427 – 347 a.C.) e de Xenofonte (440- 335 a.C.). Roma por sua vez não deixou nenhum escrito notável na área de economia nos séculos seguintes ate a época dos descobrimentos, encontramos poucos trabalhos de destaques.
A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica:
O mercantilismo fomentava o comercio exterior e entesourar riquezas. O acumulo de metais é de extrema importância e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerando que o governo de um país seria mais forte e poderoso