EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO
Na verdade, a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. A fisiocracia sugeriu que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A função do soberano era servir o intermediário pa que as leis da natureza fossem cumpridas.
2) Quem foi mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith. Seus argumentos baseavam-se na livre iniciativa, no laisses-fairem considerava-se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano (a chamada teoria do valor-trabalho) e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão de trabalho, isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas. A aplicação desses princípios promoveu um aumento na destreza pessoal economia de tempo e condições favoráveis para o aperfeiçoamento e invento de novas maquinas e técnicas.
A ideia de Smith era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.
- David Ricardo (1772-1823)
É outro expoente do período clássico. Partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analítico. Aprimora a tese de que todos os curtos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital acompanha de aumento populacional, provoca uma elevação da renda da terra. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias chamado período neoclássico.
3) O que dizer das teorias das vantagens comparativas? Quem foi o autor?
Seu autor foi David Ricardo. Sua teoria das vantagens comparativas diz respeito ao comércio internacional , por que as nações negociam