evolução do logo Apple
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco
Prof: Jaqueline
Disciplina: Marketing
Alunos: Adriane Oliveira Amanda Sampaio Jessica Campos Jocimar Vieira Monique Guimarães Núbia Fabrícia
Turma: 06 Curso: Administração Módulo: II
A evolução do logotipo da Apple: A simplicidade é o melhor caminho!
A marca da maçã é hoje uma das mais evidentes e desejadas. A Apple ocupa a segunda posição no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Quem vê aquele símbolo em um logotipo simples, clean e original, mal pode imaginar que lá atrás, no início das atividades da empresa de Steve Jobs, ele era extremamente rebuscado e inadequado aos conceitos de uma companhia de tecnologia, além de ser um “atentado” a boa Comunicação Visual.
O primeiro logotipo da Apple foi criado em 1976 por Ronald Wayne (“o terceiro sócio”) e pelo próprio Steve Jobs. Mas porque colocaram o nome de uma fruta numa empresa de computadores? Estranho, né?
A versão mais conhecida para explicar esse nome é que o símbolo seria uma referência a Isaac Newton, que se deu conta da lei da gravidade ao observar uma maçã caindo da macieira sob a qual estava sentado. A primeira logomarca da empresa representa essa cena da descoberta da gravidade, mas era muito exagerada e faria pouquíssimo sucesso, já que para fazer uma logomarca a primeira coisa que deve-se pensar e na simplicidade, para que as pessoas vejam e possam se lembrar dela futuramente, mas ninguém iria conseguir guardar na cabeça uma coisa dessas tão estranha. Mas felizmente, esse logotipo não durou muito. No mesmo ano, com a saída de Wayne da sociedade, Jobs, que sempre se preocupou com o design, se sentiu livre para fazer alterações. E, então, deu um passo certeiro contratando uma agência para cuidar da marca da Apple.
Foi a partir desse investimento, em 1976, após se derem conta da estranheza da antiga