Evolução do computador
Ábaco
A primeira calculadora que se tem notícias é o ábaco, de origem Mesopotâmica, há mais de 5.500 anos antes de Cristo. capaz de efetuar operações algébricas elementares. [pic]
Calculadoras mecânicas
Em 1623, William Schickard inventou a primeira máquina de calcular mecânica.
Em 1642, Blaise Pascal criou a máquina de aritmética (baptizada Pascaline), uma máquina capaz de efectuar adições e subtracções, destinada a ajudar seu pai, um colector de impostos e taxas.
Em 1673, Gottfried Wilhelm Von Leibniz acrescentou à Pascaline a multiplicação e a divisão.
Em 1834, Charles Babbage inventa a máquina diferencial, que permite avaliar funções. Ao saber que uma máquina de tecelagem (tecelagem de Jacquard) é programada com a ajuda de placas perfuradas, lança-se então na construção de uma máquina de calcular que explora esta ideia revolucionária.
[pic]
Os computadores programáveis
Em 1938, Konrad Zuse inventa um computador que funciona graças a retransmissões eletromecânicas: o Z3. Este computador é o primeiro a utilizar o binário em vez do decimal.
Em 1937, Howard Aiken aperfeiçoa um computador programável que mede 17 m de comprimento e 2.5 metros de altura, permitindo calcular 5 vezes mais depressa do que o homem :
É o Mark I de IBM.
Este é constituído por 3300 engrenagens, 1400 comutadores e está ligado com 800 Km de fios elétricos.
Em 1947, o Mark II é construido e as suas engrenagens são substituídas por componentes electrónicos.
Os computadores a lâmpadas
Em 1942, o ABC (Atanasoff Berry Computer) do nome dos seus inventores, J.V. Atanasoff e C.Berry, vê a luz do dia.
Em 1943, o primeiro computador que já não comporta peças mecânicas é criado graças a J.Mauchly e J.Presper Eckert : o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer). É composto de 18000 lâmpadas, ocupando 1500 m2. Foi utilizado para cálculos que