Evolução de softwares
Todas as funções da administração – planejamento, organização, liderança, e controle são necessárias para o bom desempenho da organização. Para apoiar essas funções, especialmente o planejamento e o controle, são de destacada importância os sistemas que fornecem informações aos administradores. Esses sistemas de informações estão ligados ao sistema físico – operacional e surgem da necessidade de desenvolver as operações fundamentais da firma. Podemos dizer até que esses sistemas são criados automaticamente pelas necessidades de administração operacional. Como exemplo: podemos citar: Os sistemas de informações de controle de estoque, de banco de dados de estrutura de produtos de processo de produção, de planejamento e controle da produção etc...
Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos, conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio sistema operacional. Específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos. Um dos maiores representantes foi o CTSS, criado pela MT, sendo lançado em 1961 para o computador IBM 7090.
O primeiro sistema operacional moderno foi o UNIX, criado em 1969 por desenvolvedores da AT&T. É possível afirmar que mais de 90% dos sistemas operacionais atuais foram influenciados pelo UNIX.
Em 1977, foi lançado o BSD, sistema operacional baseado no UNIX, focado principalmente para máquinas de alto desempenho, como o computador VAX, o qual foi uma referência na época.
No início dos anos 90, o mercado de sistemas operacionais sofreu um novo boom com o lançamento do Windows 3.0 ( 1990 ) e Windows 3.1 ( 1992 ). Um dos principais motivos que contribuiram para seu sucesso foi o fato do sistema já vir instalado em grande número de máquinas.
Em 1995, foi lançada nova versão deste sistema operacional, o Wndows 95; esta versão foi tão importante que acabou definindo o