Evolução da Mecânica
No estudo a seguir, destaquei alguns pontos mais significativos de forma resumida, de acordo com o enunciado e em ordem cronológica, sobre os principais personagens que contribuíram para a evolução da compreensão sobre o estudo do movimento, chegando por fim em Isaac Newton.
- Aristóteles (384 a.C. até 322 a.C.) .
Notável filósofo grego, Aristóteles (384 - 322 a.C.), nasceu em Estágira, colônia de origem jônica encravada no reino da Macedônia. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos. Aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento. Entre outras, podem-se citar a biologia, a zoologia, a física, a história natural, a poética, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosóficas como a ética, a teoria política, a estética e a metafísica.
Na física, Aristóteles não reconhecia a ideia de inércia, ele imaginou que as leis que regiam os movimentos celestes eram muito diferentes daquelas que regiam os movimentos na superfície da Terra, além de ver o movimento vertical como natural, enquanto o movimento horizontal requereria uma força de sustentação. Ainda sobre movimento e inércia, Aristóteles afirmou que o movimento é uma mudança de lugar e exige sempre uma causa, o repouso e o movimento são dois fenômenos físicos totalmente distintos, o primeiro sendo irredutível a um caso particular do segundo. Ele afirma explicitamente que quando um objeto se desloca para seu estado natural o movimento não é causado por uma força, dizendo assim que o movimento daquilo que está no processo de locomoção é circular, retilíneo ou uma combinação dos dois tipos.
- Galileu Galilei (15 de fevereiro de 1564 a 8 de janeiro de 1642).
Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Galileu foi personalidade fundamental na revolução científica e também considerado por muitos, o pai da ciência moderna.
Na física