Evolução da Imagem
Evolução da Imagem
Nomes: Maria Eduarda Alves,
Bruna Lorrany, Gabriele,
Lorena Karoline e Yago flavio
Profesores(a): Kátia, Ivani e Andreia
Tema: Evolução da imagem
Betim, 07 de novembro de 2014
Introdução
O desenvolvimento da imagem se confunde com a história da arte e da humanidade, quando se verifica sua importância no contexto histórico, social político e econômico, a qual expressa valores de uma época. A pintura das cavernas representa o relato mais antigo que se preservou no mundo.
As primeiras manifestações artísticas ocorreram no paleolítico reproduzindo inclusive cenas da vida diária. No neolítico, as imagens mostram uma grande simplificação na figura humana expressa por formas geométricas. O desenho se esquematiza e esse grafismo serve à comunicação. Enquanto representação, a imagem foi um doscaminhos que possibilitou o surgimento da linguagem escrita ou talvez o único caminho que dera origem à escrita primitiva, segundo Casasus.
A partir da segunda metade do século XX, com a invenção da fotografia e com o avanço tecnológico, a imagem teve seu universo significativamente ampliado, aumentando a sua importância na fixação de idéias e elementos. Tornando-se, portanto, um instrumento de comunicação com o meio exterior mais rápido, eficiente e sofisticado. Dessa forma, contribuiu diretamente com o progresso material e isso fez com que a informação chegasse aos mais remotos lugares, praticamente em tempo real, o que quase sempre acaba exercendo uma grande influência por sobre a sociedade local, levando-a muitas vezes a operar mudanças de comportamento, hábitos e costumes.
Evolução da imagem
Arte rupestre:
Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e