Evolução da Contabilidade
O homem primitivo, já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos. A história da contabilidade está ligada às primeiras necessidades sociais de proteção de suas posses e de interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. No mundo globalizado, a contabilidade se encontra em uma constante evolução, em aspectos econômicos, social, político e tecnológico. História da Contabilidade pode ser dividida em quatro períodos:
História Antiga ou da Contabilidade empírica – O estudo dos registros existia de forma rudimentar, informava a quantia de bens;
História Média ou de Sistematização da Contabilidade - Publicação de métodos das partidas dobradas por Luca Pacioli;
História Moderna ou da literatura da Contabilidade - Divulgação de livros de processo de registros;
História Contemporânea - Estudo do conhecimento.
A Evolução
A evolução do conhecimento contábil em função das mudanças na sociedade foi elaborada com base na identificação e associação exigida de cada fase da contabilidade.
Sociedade Primitiva: Agricultura e Pecuária – Restrita a pequenos grupos (inventario periódico).
Sociedade Agrícola: Agricultura, produção artesanal, comércio marítimo e as sociedades comanditas (investimentos contabilizados no inicio das expedições e após venda das mercadorias para atender ás necessidades dos sócios e do Estado para controle de impostos).
Sociedade Industrial: Economia baseada capital e no trabalho, formação de grandes empresas na área industrial e na prestação de serviços, obrigatoriedade de pagamentos de impostos para pessoas físicas e jurídicas, as duas grandes guerras mundiais (sistemas de informações contábeis e gerenciais, separação dos custos da produção, realização do orçamento governamental e primeiro trabalho sistemático abordando