Evolução da Contabilidade
O não surgimento das Partidas Dobradas antes do século XVIII se deve a falta de condições para provocar mudanças que são necessárias para a concretização do método. Ou seja, para o desenvolvimento das Partidas Dobradas, as pessoas teriam que ter espírito competitivo objetivando lucro, além de inovações tecnológicas para a evolução da atividade comercial. Assim, apenas a partir do século XII, após o surgimento dos conceitos de débito e crédito, lançamento de diário, razão, contas, balancete, balanços e demonstrações dos resultados se concretiza o método das partidas dobradas auxiliando no reconhecimento da contabilidade.
2. Por quais razões a Contabilidade é considerada uma ciência?
A contabilidade pode ser considerada uma ciência porque ela surgiu da ligação entre o desenrolar dos fatos econômico – financeiros e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia própria e potencializada pela racionalidade científica. É a “contabilidade seguindo, relatando e respeitando a essência dos eventos econômicos que captura e mede.’’ A contabilidade é resposta às necessidades práticas dada pela criatividade do ser humano em desenvolver técnicas para resolver problemas reais. Ela foi se transformando, aos poucos, de um engenhoso sistema de escrituração e demonstrações contábeis simplificadas, num complexo sistema informacional e de avaliação. Diminuir ou conter a assimetria informacional é uma das tarefas mais importantes da moderna Contabilidade e a principal característica de ser uma ciência.
3. Apresente os principais momentos/ocorrências do desenvolvimento histórico da contabilidade.
- Uso de elementos contábeis desde 8000 a.C como tábuas de barro, pedras entalhadas, conchas do mar e ossos ou objetos similares e o método das partidas dobradas para controle do patrimônio, organização dos Estados e o controle