EVOLUÇÃO CIENTÍFICA DA FISISOTERAPIA EM 40 ANOS DE PROFISSÃO

369 palavras 2 páginas
EVOLUÇÃO CIENTÍFICA DA FISISOTERAPIA EM 40 ANOS DE PROFISSÃO
Lyandra Franco Carneiro

No artigo Evolução Científica da Fisioterapia em 40 anos de Profissão, mostra um estudo realizado por mestrandos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho (UFG), do Rio de Janeiro.
Este estudo aborda como a Fisioterapia vem se desenvolvendo no Brasil, em seus 40 anos de profissão.
O estudo tem sido desenvolvido por professores e pesquisadores, ligados a programas de pós-graduação em áreas como saúde coletiva, educação e na própria Fisioterapia.
O reconhecimento da Fisioterapia como curso de graduação, só foi aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 10 de dezembro de 1963. Somente em 13 de outubro de 1969, a Fisioterapia se legitimou como profissão, antes disso os profissionais eram chamados de Técnicos de Fisioterapia.
Em 1996 foi autorizado o primeiro funcionamento do mestrado, na Universidade de São Carlos, SP. Antes este era feito no exterior ou até mesmo no Brasil, só que em áreas afins ou semelhantes. O mestrado tem duração média de dois anos e pode ser dividida em dois tipos, sendo eles acadêmico ou cientifico. Já o doutorado tem duração de quatro anos e pode ser só acadêmico.
Hoje em dia, há aproximadamente 28.111 doutores e 43.060 mestres na área, sendo que 1.145 são fisioterapeutas com curso de mestrado e 4.675 com mestrado.
Os cursos de graduação são avaliados para indicar a qualidade dos cursos, essa avaliação é feita por meio do Exame Nacional de Desenvolvimento Estudantil (ENADE) e a auto avaliação da instituição de Ensino Superior (IES).
A divulgação cientifica é feita por diversos meios, o mais usado atualmente é Revista de Fisioterapia, no Brasil existem 12 revistas. Apesar de todos esses meios, ainda não há pesquisas suficientes para formar um corpo cientifico de conhecimento necessário para sustentar a prática baseada evidências.
Conclui se então que a Fisioterapia, é muito nova no conhecimento científico, apesar de

Relacionados