evoluçao
Antes da idéia de Darwin, a idéia que predominava era o criacionismo, cuja sua visão era de que Deus criou tudo como é e deve ser. Em 1858 Darwin publicou sua teoria evolutiva em parceria com Wallace.
Darwin foi convidado a fazer companhia ao capitão do navio, durante a viajem, ele observou a diferenças e semelhanças entre as espécies e a distribuição geográfica delas, por ele perceber variações de características conforme a necessidade de seu ambiente deu inicio então a sua teoria quando desembarcou do navio Beagle.
De acordo com a teoria de Darwin o ambiente é um fator determinante para o desenvolvimento da capacidade reprodutiva, entretanto muitos indivíduos morrem sem deixar descendentes, impossibilitando assim que suas características sejam transferidas para a nova geração, devido às populações serem heterogêneas o ambiente pode propiciar a seleção natural sobrevivendo assim os mais fortes.
Outro estudioso também sobre evolução foi Lamarck, que explicou como o ambiente pode atuar sobre essas transformações, através da lei do uso e desuso, que diz que quando um membro e utilizado ele tende a evoluir, e quando não tende a atrofiar, alem disso essa característica adquirida era transferida para seus descendentes. E para Lamarck o ambiente causa a transformação que para Darwin o ambiente selecionava os mais fortes.
E a principal evidencia usada para provar as teorias evolutivas foram fósseis, que provam que existiam espécies semelhantes as de hoje mas que sofreram transformações ou seleção natural.