evoluçao do comercio entre cabo verde e a uniao europeia
A União Europeia é o principal parceiro comercial para Cabo Verde. Neste momento a UE e a CEDEAO da qual Cabo Verde faz parte, estão a negociar um acordo de parceria económica o que deveria permitir a Cabo Verde uma melhor integração na economia regional e global.
O 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento é a principal fonte para apoiar a cooperação técnica e financeira com Cabo Verde. Aproximadamente 86 % dos fundos estão canalizados através do apoio ao orçamento geral de Cabo Verde para promover a redução da pobreza e o crescimento económico de maneira sustentável assim como para a promoção da Parceria Especial entre Cabo Verde e a UE. O resto do portfolio está dedicado ao sector de água e saneamento e projectos específicos em varias áreas. Na implementação dos projectos, a Delegação da UE trabalha em cooperação com o Governo Cabo-verdiano.
Comercio entre cabo verde e os países da união europeia
Cabo verde mantem relações comerciais com varios países da união europeia, e pode se ver que a espanha lidera o ranking dos principais clientes de cabo verde na zona económica europeia, e Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações com um valor idêntico ao verificado no mesmo simestre de 2012.
O continente europeu continua sendo o principal fornecidor de cabo verde, as exportações deste continente veem diminuindo ao longo do tempo.
Portugal lidera entre os fornecedores de cabo verde.
Comércio Externo
A abertura do país ao comércio internacional é muito importante. Segundo o relatório DTIS4
(2007), o conjunto das importações e das exportações representou, em média, 55,3% do PIB entre 2005 e 2008 e cerca de 50% em 2009, apesar da crise económica mundial. Segundo dados do FMI, o défice externo estrutural tem aumentado ao longo dos anos em