Evolucao Mergulho
A enorme atração do homem pelo desconhecido proporcionou a evolução do mergulho ao longo dos tempos, diversas ideias foram desenvolvidas e testadas, algumas deram certas, mais outras não, ocasionando muitas vezes perdas de vidas humanas, seja, no mergulho amador ou profissional, como: na construção de cais, exploração de petróleo, no uso militar e na pesquisa e resgate de embarcações, entretanto, todos estas ideias contribuíram para essa evolução.
Os Equipamentos utilizados há 300 anos AC e os mais atuais, serão mostrados nesta pagina.
O sino de mergulho, já conhecido na antiguidade e que poderia ter sido o aparelho em que Alexandre mergulhou, não evoluiu até ao século XVIII, havendo notícias da sua utilização em trabalhos de certa envergadura como, por exemplo, a exploração dum navio da Invencível Armada, em 1655, na ilha de Mull.
Relatos históricos descrevem atividades de mergulho desde 4.500AC para a busca de pérolas, conchas, mercadorias e peças valiosas naufragadas e na sabotagem de navios inimigos - há descrições deste tipo de operação sob as ordens de Xerxes em 400AC.
CAPACETE ESCAFANDRO 1820
Por volta de 1820 o inglês John Dean inventa o capacete de mergulhador e o seu compatriota Augustus Siebe, dando origem a uma empresa construtora de material de mergulho que ainda hoje se mantém - a Siebe & Gorman, Ltd- criou o primeiro escafandro não autónomo, hoje mais conhecido por "pé de chumbo", baseando-se ao fim e ao cabo no aligeiramento do sino de mergulho.
]
MASCAVARA FACIAL MERGULHO
Equipamentos modernos utilizados atualmente por mergulhadores profissionais em operações de plataforma de petróleo, construção de cais, pontes e afins. Este equipamento permite a comunicação com a superfície e ou com outro mergulhador.
MERGULHADOR EQUIPADO
Mergulhador Profissional preparado para um mergulho utilizando uma mascara com fonia para a comunicação com a superfície