Evolucao da questao ambiental
1. – CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Constata-se ao longo da história, que o homem sempre utilizou dos recursos naturais do planeta e gerou resíduos com baixíssimo nível de preocupação: os recursos eram abundantes e a natureza aceitava sem reclamar os despejos realizados, já que o enfoque sempre foi “diluir e desperdiçar”.
O propósito deste capitulo é apresentar um resumo histórico com os principais fatos que tem conduzido a uma mudança de postura por parte de governos, empresas e das pessoas em geral. Os objetivos de sua apresentação estão ligados ao conhecimento do passado, de forma a perceber as tendências para o futuro, bem como a motivação que deve existir na empresa para a realização das mudanças necessárias ao sucesso da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental ( SGA ).
A percepção, de que a degradação ambiental já estava passando a causar graves problemas de saúde, ficou evidenciado por um evento ocorrido na Inglaterra, região de Londres, entre 04 e 13 de dezembro de 1952. Nessa época, grande parte das industrias, e residências, usavam carvão para produção de energia que, em sua queima, sem posterior tratamento dos gases, emitia grande quantidade de enxofre e material particulado na atmosfera, ocasionando um fenômeno chamado smog – contração das palavras smoke e fog.
Em 04 de dezembro de 1952, uma quinta-feira, uma grande massa de ar frio, vinda do Norte penetrou na região de Londres, havendo, ao mesmo tempo, uma inversão térmica.
Na noite de 04 de dezembro, com a temperatura caindo a próximo de zero grau, muitas residências passaram a queimar carvão em Suas lareiras e aquecedores, emitindo uma grande quantidade de enxofre e fumaça no ar. Nesta sexta-feira, dia seguinte, elas continuaram a fazer esse tipo de aquecimento, agravado pela emissões industrias em larga escala. No sábado, a luz do sol não conseguiu penetrar em toda região da Grande Londres. Estava ainda muito frio e as pessoas