Evolu O Do Windows 1 Ao 10
Windows 1
Foi anunciada em 10 de novembro de 1983. Note bem, ela foi anunciada, não lançada. Sua data de lançamento foi dia 20 de novembro de 1985. Isso mesmo, 2 anos depois de seu anúncio. E você se espantará mais ainda ao saber que ele começou a ser desenvolvido em setembro de 1981, ainda sob o codinome Interface Manager.
Como já fora mencionado no capítulo anterior, as primeiras versões do Windows não eram tecnicamente um sistema operacional. Este continuava sendo o MS-DOS. O Windows nada mais era que uma camada gráfica, que ficava entre o usuário e o DOS, intermediando todos os processos. Assim, ao invés de você digitar “C:\>dir” para visualizar o conteúdo de determinada pasta, bastava clicar duas vezes com o cursor do mouse nessa mesma pasta para abri-la. Tudo se tornou muito intuitivo e compreensível para pessoas comuns, de fora do meio técnico. O Windows 1.0 trouxe às janelas, os ícones das pastas, as barras de rolagem, as barras de menus, caixas de diálogos explicativas e tudo que nós conhecemos hoje.
O Windows 1.0 exigia no mínimo o MS-DOS 2.0 e 256 KB de memória RAM. Sim, kilobytes! Naquela época os computadores estavam começando a engatinhar e não precisavam de muita memória. O computador tinha que ter no mínimo 512 KB de RAM, sendo que metade era apenas para o sistema. Além disso, ele necessitava de duas unidades de disquete de dupla face, já que o sistema era distribuído em 4 disquetes de 360 KB cada um. Uma placa gráfica também fazia-se necessária, já que o Windows exibia gráficos em cores. Mas naquela época, monitor em cores era um luxo que poucos podiam desfrutar. Se você quisesse usar vários programas em simultâneo, precisava de um disco rígido, coisa que nem todas as máquinas da época tinham. Mesmo assim, o MS-DOS naquela época só suportava 1 MB de aplicações. Sim amigo, o mundo da informática já foi bem sombrio.
O Windows 1.0 foi o primeiro sistema a suportar multitarefa. Ou seja, vários programas rodando em