Evidencias
Responda:
1. O que é medicina baseada em evidencia (MBE)?
É integrar a experiência clínica individual de cada médico à conduta mais racional possível para o caso, obtida através de revisões sistemáticas. O uso dos achados da MBE estendido a todas as áreas de saúde corresponde o Cuidado em Saúde Baseado em Evidências. É o uso da melhor conduta, obtida através de estudos sistematizados, na decisão do cuidado individual do paciente.
2. Para que serve a MBE?
Auxilia médicos a fazer diagnósticos apropriados, construir a melhor bateria de testes, escolher o melhor tratamento e metodologia para a prevenção de doença, e também desenvolver orientações para grupos grandes de pacientes com a mesma patologia.
3. Qual a relação da MBE com a sua prática?
Identifica rapidamente o estado de saúde e o diagnóstico de cada paciente, seus riscos individuas benefícios de intervenções.
4. Quais os tipos de estudos epidemiológicos de maior evidencia científica?
Pesquisa clinica, focalizada nos pacientes para a precisão e acurácia dos exames diagnósticos, assim como a eficácia e segurança dos esquemas terapêuticos.
5. Na visão da MBE qual a diferença entre o tratamento tradicional e o baseado na evidencia?
O panorama tradicional gera dificuldades na padronização e na qualidade do atendimento. Enfrenta limitações no preparo adequado de especialistas, buscando redução de custos, inclusive com mão de obra. Diante deste cenário, começasse a verificar diferenças nas condutas dos profissionais para a mesma situação clínica, que acessam fontes com informações conflitantes, necessitando uma análise crítica, sobretudo quanto ao rigor científico e aos possíveis interesses particulares envolvidos.
6. Quais são os tipos de estudos epidemiológicos observacionais?
Descritivos: Relato de caso.
Analíticos: Caso-controle, transversal,