Ciencias contabeis
APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
novembro/2012
Introdução A Matemática Financeira é de vital importância na tomada de decisões em uma empresa, e sua aplicação quando bem desenvolvida, traz rentabilidade econômica.
No cotidiano a Matemática Financeira também tem diversas aplicações como o cálculo de prestação de um financiamento de um imóvel ou móvel, possibilitando a melhor opção para o pagamento parcelado ou á vista, além de fornecer o instrumento necessário para a avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.
Com diversas aplicações no mercado econômico, a matemática financeira está presente na rotina das pessoas, principalmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitam da mesma para fins de tomada de decisão.
Conhecer a matemática no seu âmbito comercial e financeiro nos traz o entendimento para a compreensão do mundo dos negócios e com isso a realização de atividades lucrativas.
JUROS SIMPLES – JUROS COMPOSTOS No regime de Juros Simples, os juros recebido/pago sobre determinado montante, são proporcionais à taxa de juro nominal de aplicação. Sob o regime de taxa de juros composto, o juro recebido/pago sobre determinado montante é geometricamente proporcional ao prazo em que os juros são referenciados nominalmente, ou seja, a cada período de capitalização os juros incidem não só sobre o principal, mas também sobre os juros já acumulados até então. Ou seja, essa diferença ocorreu devido à parcela dos juros acumulados nas parcelas anteriores.
Resolução do exercício proposto pela atividade:
Um capital de R$ 80.000,00 foi aplicado numa instituição financeira que remunera o capital a uma taxa de juros de 1,2% ao mês (livre de impostos). Calcule o valor dos juros e montante, nos sistemas de capitalização simples