Everything is a Remix
Criada por KARL LUDWIG VON BERTALANFFY
(Viena, 19 de setembro de 1901 - Buffalo, Nova Iorque, 12 de junho de 1972) foi um biólogo austríaco.
Foi o criador da Teoria Geral dos Sistemas. Cidadão austríaco desenvolveu a maior parte do seu trabalho cientifico nos Estados Unidos. Bertalanffy fez os seus estudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento. Os seus trabalhos iniciais datam dos anos 20 e são sobre a abordagem orgânica. Com efeito, Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Colocou então uma abordagem orgânica da biologia e tentou fazer aceitar a ideia de que o organismo é um todo maior e que a soma das suas partes.
Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrario, sugeria que se devem estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as sias interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.
2. Introdução
A necessidade de se encontrar novos meios para realizar tarefas faz surgir novas profissões voltadas ao "enfoque sistêmico" com o objetivo de realizar com o máximo de eficiência e menor custo possíveis.
A teoria sobre sistemas pode servir para diversos campos, ate mesmo nas ciências sociais, onde se devem tratar os fenômenos sociais contemporâneos como sendo "sistemas", mesmo sabendo a complexidade das definições socioculturais dos povos atuais.
Grandes acontecimentos tidos como ato de indivíduos, tomados como seres fora dos padrões humanos, são apenas uma pequena peca de um grande "sistema" que pode ser representado por ideologias e tendências socio culturais. As leis dos sistemas socio culturais são dotadas de sentido, mas não formam algo inevitável.
A teoria procura tratar os sistemas como sendo uma grande entidade, e