Eventos
Identificar qual é o público-alvo do seu evento não é uma tarefa tão simples como parece. Mesmo assim, é parte fundamental da organização de um projeto. Segundo França (2004, p. 18):
O conhecimento das características do público, como suas crenças, suas atitudes, suas preocupações e seu estilo de vida é parte essencial da persuasão. Permite ao comunicador particularizar as mensagens, responder a uma necessidade percebida e oferecer uma argumentação de ação lógica. (...) permite estabelecer as diretrizes para a seleção de estratégias e táticas adequadas para se alcançar os públicos definidos.
Ainda complementa que por mais que os públicos sejam identificados, o público não é um todo, pelo contrário “é uma mescla complexa de grupos com diversos enfoques culturais, étnicos, religiosos e econômicos, e cujos interesses às vezes coincidem e outras vezes entram em conflito”. (FRANÇA, 2004, p. 22).
A identificação do público-alvo compreende possíveis compradores dos produtos, os usuários atuais, as pessoas ou grupos que têm poder de decisão nas compras ou ainda públicos específicos. Analisar o comportamento do comprador é questão primordial para a definição do público-alvo.
É necessário, portanto, estabelecer alguns fatores como sexo, idade, renda, hábitos e atitudes dos consumidores para entender por que um cliente escolhe determinado filme em detrimento de outro.
Embora as variáveis sexo, idade, renda, classe social e nível de escolaridade sejam relevantes, recomenda-se um cruzamento dessas informações com o estilo de vida do público-alvo. O estudo do estilo de vida pode ser realizado por meio de análises das atividades, dos interesses e das opiniões do consumidor em relação a determinado produto, como, por exemplo, de que maneira a família gasta seu tempo nas férias; quais são os interesses de determinados grupos de mulheres em relação à