Eventos Extremos - Chuva
EVENTOS EXTREMOS: CHUVA
Introdução à Engenharia Hídrica (EHD100) Bruna Sousa Conde de Deus – 31221 Camila de Paula – 30806 Maria Luiza T. de Araújo – 31175 Renan Reis Bortolini – 31031 Victoria Passos e Silva – 31714
Itajubá, maio de 2014 Resumo
Catástrofes naturais são bastante comuns na história mundial. Como por exemplo, a chuva que, quando torna-se um evento extremo, traz graves consequências socioeconômicas, perdas humanas e materiais.
1. O Sistema Climático
O sistema climático é composto por 5 componentes: atmosfera, hidrosfera, criosfera, litosfera e biosfera. A água está presente em todos eles e em constante troca entre eles. Este movimento de troca é chamado de ciclo hidrológico.
1.1. Ciclo Hidrológico
A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água. Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir. Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado).
Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água. Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
1.2. Chuva
Existem diversos tipos de precipitação, entre eles o granizo, a neve e a chuva. Quando se trata de catástrofes naturais, a chuva é o tipo de precipitação mais estudado. A chuva pode ser classificada em:
Orográficas: esse nome é dado à aquelas chuvas que têm sua origem a partir do contato de uma massa de ar úmida com uma área de relevo mais elevado. Desse modo, quando a massa de ar se depara com um obstáculo imposto pelo relevo, ela se eleva e ganha altitude. Com isso, a temperatura do ar tende a cair, promovendo a condensação de água (estado gasoso), daí