Evasão Escolar
As causas dessa evasão ocorrem por variados fatores: . Condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos – pedagógicos e a baixa qualidade do ensino das escolas.
O problema do abandono dos estudos e a evasão preocupa os educadores e responsáveis pelas políticas públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% no Ensino Fundamental e 10% no Ensino Médio, totalizando 3,2 milhões de crianças e jovens segundo dados de 2005.
São mais 2,9 milhões (dados de 2007 (qual a fonte destes dados?)) que abandonam as aulas num ano, retornando somente no seguinte, o que engrossa outro índice preocupante: o da distorção idade e série.
De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de cada cem alunos que ingressam na 1ª série do ensino fundamental, cinco não concluem totalmente o ciclo, ou seja, 95 terminam a 8ª série, (9º ano) o que equivale a 4,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental. Embora o índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos. (IBGE 2007)
Fonte de dados: http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/
Tal fato vem aumentando com o decorrer dos anos principalmente no ensino médio, em que apenas 54,3% dos jovens até 19 anos concluem seu estudo.
Motivos para evasão escolar
A evasão escolar é um problema que se mostra presente em todo o Brasil, entretanto seu índice aumenta grandemente em regiões mas pobres como, por exemplo, nas regiões norte e nordeste, lugares em que o o ensino tem uma defasagem muito grande em relação a outras localidades e nem sempre os professores são capacitados como deveriam. A evasão escolar ocorre com mais frequência nos anos iniciais do ensino fundamental e os motivos alegados