Ergonomia Engenharia de Produ o
O que é Ergonomia?
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
Como surgiu a Ergonomia?
O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças do Trabalho). No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro "Administração Científica", com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas. No início dos anos 1900s, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian expandiram os métodos de Taylor para desenvolver "Estudos de Tempos e Movimentos" o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias.
Século 20 (início): As indústrias notam melhorias na produção através da organização de "tempos e métodos";
1913: segunda revolução industrial - Fayol (hierarquia), Henry Ford e Frederick Winslow Taylor (“administração científica” do trabalho).
Princípios de Taylor:
- Análise racional e instituição da técnica correta de trabalho
- Análise técnica do engenheiro industrial
- Adaptação do homem ao trabalho
- Pagamento diferenciado por produção Princípios de Ford:
- Organização do trabalho em linhas de montagem
- Ritmo determinado pela velocidade da esteira
- Posto de trabalho fixo
- Produção em grandes volumes
Décadas de 20, 30 e 40: adaptação do homem à máquina Charles Chaplin (1936) em Tempos Modernos faz uma sátira sobre o assunto. Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção em massa de