Evasão escolar
ALUNA: LAURA PAULA CARDOZO DA SILVA TURMA: TSE 11___
TUTOR (A): VERÔNICA BARBOSA
PROPOSTA DA ATIVIDADE:
Algumas instituições de pesquisa, voltadas para o estudo da evasão escolar, apontam razões para o alto índice de evasão escolar, dentre eles: os jovens acham a escola desinteressante, a necessidade de trabalhar, e a dificuldade de acesso à escola, etc.;
Sabendo ser a evasão escolar maior do que deveria, pesquisas e esforços são realizados para tentar diminuir este índice.
Eis então o nosso questionamento, como pode o secretário utilizar-se das informações externas e das internas sobre evasão escolar para contribuir com o planejamento escolar da Instituição em que atua?
(Faça uma Redação de 1 folha, letra Arial 12)
RESPOSTA DA ATIVIDADE:
Educação é algo muito complexo, ela envolve questões políticas e sociais.
A educação faz parte da vida do homem com a construção e reconstrução do conhecimento, sendo portanto fator responsável pelo processo transformação de uma sociedade.
A questão da evasão escolar, isto é, a saída, desistência ou perda do aluno já matriculado, consiste em um problema educacional que atinge instituições públicas e privadas, tanto de Ensino Fundamental, Médio ou Superior, quanto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Profissional, com consequências acadêmicas, sociais e econômicas. A evasão escolar é um problema de ordem nacional, que afeta principalmente as classes mais desfavorecidas da sociedade.
A falta de interesse pela escola é o principal motivo que leva o jovem brasileiro a evadir. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas - FGV-RJ, revela que 40% dos jovens de 15 a 17 anos que evadem deixam de estudar simplesmente porque acreditam que a escola é desinteressante. A necessidade de trabalhar é apontada como o segundo motivo pelo qual os jovens evadem, com 27% das respostas, e a dificuldade de acesso à escola aparece com 10,9%.
Para