eva capitulo 3
Autores: Vilson Leonel e Alexandre de Medeiros Motta
Método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, para atingir um determinado fim. A etimologia da palavra remete para o significado de via, caminho. Na pesquisa científica, essas etapas devem ser percorridas pelo pesquisador no processo de investigação de um determinado problema. A técnica é uma aliada do método e está relacionada ao “fazer”, à escolha dos procedimentos, instrumentos ou ferramentas mais adequadas para a aplicação ou o seguimento de cada etapa do método. Em cada momento da pesquisa o pesquisador pode lançar mão de diferentes técnicas.
O método científico é classificado em dois tipos: métodos de abordagem e métodos de procedimento.
Os métodos de abordagem preocupam-se com o fio condutor do raciocínio que se estabelece na pesquisa e estão sempre vinculados a uma concepção teórico-metodológica ou a algum paradigma.
Os principais métodos de abordagem são: método dedutivo, método indutivo, método hipotéticodedutivo, método dialético e método fenomenológico. Os métodos de procedimento preocupam-se com as ações instrumentais da pesquisa, com o “fazer” da pesquisa. Os principais métodos de procedimento são: método comparativo, método estatístico, método monográfico, método etnográfico e método histórico.
Dentro dos métodos de abordagem, o método dedutivo é aquele que parte de um raciocínio geral e conclui uma proposição particular. O método indutivo, ao contrário, parte de vários raciocínios particulares para concluir uma proposição geral ou universal. O método hipotético-dedutivo é aquele que estabelece meios de refutação das hipóteses que são lançadas para resolver um determinado problema; essa tentativa de refutação ocorre por meio de testes empíricos (observação ou experimentação). O método dialético é aquele que busca estabelecer as contradições inerentes aos fenômenos estudados: essas contradições se