euphorbiaceae
De acordo com atividade proposta pela professora Marcia Stucki a qual ministra aulas de botânica do curso de agronomia- 2°semestre, procuramos e coletamos amostras de plantas da família euphorbiaceae para então ser apresentadas na data do dia 27 deste mesmo mês de maio para a turma, mostrando suas taxonomias e características.
Procedimento:
Coletamos amostras das demais plantas euphorbiaceae: Euphorbia milii; Ricinus communis; Manihot utilíssima; Manihot esculenta; Euphorbia pulcherrima; Phyllanthus amarus; Phyllanthus niruri; Codiaeum Zanzibar, após coleta las fizemos a secagem das mesmas, utilizando camadas de jornais sobre as plantas para retirar a sua umidade.Compramos cartolinas e fixamos as amostras costurando-as com linha e escrevemos suas taxonomias nas mesmas para então ser apresentadas no dia programado.
Materiais:
Cartolinas;
Agulha;
Linha;
Jornais;
Pesos.
Quebra-pedra:
O termo quebra-pedra (também popular as designações arrebenta-pedra e erva-pombinha) é a designação comum a várias plantas do gênero Phyllanthus, da família das euforbiáceas, comumente utilizada em chás caseiros para dissolver cálculos.
Quebra pedra para que serve?
A quebra pedra é do gênero Phyllanthus ela impede a aderência de macormoléculas aos cristais de oxalato de cálcio porque reverte sua polaridade. com o relaxamento do sistema urinário as pedras existentes são facilmente expelidas o que evita em muitos casos tramentos como a cirurgia. A quebra pedra pode ser usada ainda por aqueles que querem prevenir o aparecimento de cálculos e por pessoas que tratam de diabetes, hepatite “B” e câncer e ainda combate, nefrites, cistites,pielites, ácido úrico, próstata, fígado, disenteria, gota, icterícia, úlceras e é usada como relaxante muscular.
Colhemos então dois tipos da mesma, as quais são:
Quebra pedra (Phyllanthus niruri)
É comprovada a sua eficácia no combate ao vírus da hepatite B (mais especificamente a