Eua no séc xix
Ao longo do sec XIX a chegada de imigrantes no territorio americano foi constante, esse fato impulsionou a marcha ou expansão para o Oeste. Esses imigrantes iam para os EUA em busca de oportunidades inexistentes na Europa, a liberdade religiosa e o acesso a terra. Os chamados pioneiros foram alongando territórios, contornando os problemas até alcançarem a Costa do Pacífico, em 1840.
A marcha deu-se basicamente por dois fatores: a compra e a conquista.
A compra da Luisiana, Florida e Alasca. A conquista em direção ao Oeste, provocaram violentos conflistos entre os pioneiros e os nativos que ja estavam nas terras. As nações indigenas sofreram muito, foram massacradas, expulsas. O Indian Removal Act ( ato de remoção indigena) criado pelo presidente determinava que os indios fossem aprisionados e levados para serem confinados nas reservas criadas pelo governo. Alguns grupos resistiram bastante..
Os indios era caracterizados como selvagens e guiados pelos instintos.. Mas tarde passaram a praticar roubo e manusear armas de fogo.
Outra lei que facilitou a expansão foi Homestead Act, no qual o governo dava aos imigrantes que ficassem no mínimo 5 anos nas terras a posse das mesmas.
Além disso outr fator que influenciou, foi a descoberta ouro na Califórnia, em 1840. Acelerou ainda mais o crescimento populacional e o processo de expanção, pois através do Homestead, o governo garantia a posse de terras aos imigrantes de diversas partes do mundo, com objetivo de formar contigentes de pequenos e médios proprietários.
Como consequencia desse processo, cresceu a integração comercial entre a costa leste e oeste.
A GUERRA DE SECESSÃO
Causada pelas diferenças antagônicas entre Norte industrializado e Sul agrário e escravista.
O modo de viver, pensar e trabalhar eram completamente diferente. No norte havia a lavoura em pequena escala, as manufaturas era tudo realizado pelo trabalho dos brancos, já o Sul havia a monocultura com o trabalho do negro.