Eu tenho q criar uma conta
Tal como na alegoria da caverna, no início é difícil para Neo aceitar esta “nova realidade”. Fica tentado a retornar para a escuridão, para a ignorância, ou seja, para a Matrix. Os olhos do homem que sai da caverna doem com a luz do sol, pois ele nunca havia tido contato com a luz solar. No filme, os olhos de Neo doem, porque segundo Morpheus, ele nunca os havia realmente usado.
Fazendo uma comparação do filme “Matrix” com a alegoria da caverna, chegamos a conclusão de que a matrix seria o mesmo que a caverna no mito de Platão, que é nada mais que uma metáfora para a ignorância do homem.
Antes de tirar Neo da matrix, Morpheus acredita que ele seja uma espécie de escolhido, pela capacidade que Neo demonstrava de questionar, mesmo quando estava “dentro” da matrix. De certa forma, Neo é como os filósofos, que procuram saber, buscam o conhecimento. Isso fica explícito em certos diálogos do filme:
- “Eu sei porque você está aqui, Neo. Eu sei o que você tem feito...Porque você mal dorme, porque você vive sozinho, e porque noite após noite, você se senta no computador. Você está procurando por ele. Eu sei, porque uma vez já procurei pela mesma coisa. E quando ele me encontrou, ele me disse que eu não estava realmente procurando por ele. Eu estava procurando por uma resposta. É a pergunta que nos guia, Neo. É a pergunta que trouxe você aqui.Você sabe a pergunta, assim como eu. (Trinity)
- O que