economia do Maranhao
==Economia do Maranhão, que é um país bem pobre , A agricultura maranhense é a principal atividade econômica do Estado, considerando o seu nível de desenvolvimento que ainda é bastante reduzido, podemos caracterizar a agricultura maranhense como:
• Arcaica: A maioria dos agricultores maranhenses, ainda utilizam sistema de roça de herança indígena, utilizando técnicas, recursos e instrumentos rudimentares tais como: rotação de terra, energia humana e animal, enxada, foice, facão, machado, sacho, etc.
• Policultura de subsistência: Os produtos na roça são cultivados sob a forma de consórcios e destinados principalmente a manutenção da família.
• Baixa produtividade O modo de uso do solo e as técnicas utilizadas proporcionam baixo rendimento dos produtos por áreas cultivadas.
• Dependência da natureza: A atividade agrícola do maranhão está condicionada aos elementos naturais, como o clima e o solo, assim as áreas do solo naturalmente férteis como os vales fluviais são mais explorados.
• Produtos tropicais: Considerando a dependência natural do agricultor maranhense aliada a técnicas primitivas, os produtos maranhenses são tipicamente tropicais.
Atividades
A Roça
Prática agrícola de origem indígena praticada em todo espaço maranhense que consiste nas seguintes etapas:
1. Demarcação da área a ser utilizada
2. Brocagem devastação das árvores de pequeno e médio porte com ao utilização da foice ou do facão;
3. Derruba – consiste no corte das árvores maiores com a utilização do machado geralmente 10 a 15 dias após a brocagem.
4. Aceiramento – limpeza do espaço contornando o perímetro da área devastada (em média 3m) para evitar a propagação do fogo em áreas não desejadas:
5. Queima – realizada em torno de 15 dias após a derruba, dependendo da situação das árvores cortadas (devem estar bem secas), da umidade e do vento.
6. Envaramento ( Coivara ou Encoivaramento) – após o esfriamento da área queimada, começa a limpeza com a retirada dos