eu sei
Mudança: Estímulos e respostas
Mudança é qualquer alteração que ocorra no ambiente de trabalho, as quais, invariavelmente, impactam nos arranjos organizacionais e no dia-a-dia dos empregados. Estas mudanças podem ser respostas a pressões ambientais externas ou resultantes de acomodações internas.
As mudanças refletem um desequilíbrio que se retífica nas atitudes de cada empregado, as quais produzem uma resposta que é condicionada pelos seus sentimentos em relação as mesmas.
Cada mudança é interpretada pelos indivíduos de acordo com as suas atitudes. O modo como as pessoas percebem a mudança é um fator que determina a maneira como elas responderão.
A forma com que cada pessoa reage a mudança organizacional é influenciada por sua historia pessoal e, também, pelo ambiente de trabalho.
Dentre as prováveis respostas individuais e sociais a uma mudança estão o: absenteísmo, a greve, a indiferença, o trabalho intenso, a sabotagem, ou ainda, a disputa acirrada. De fato as pessoas interpretam individualmente a mudança e possuem seu próprio conjunto de respostas prováveis.
As mudanças devem ser planejadas antes de serem implementadas. Seu processo pode ser segmentado em três etapas: o descongelamento é a sinalização que as antigas políticas e praticas devem ser colocadas de lado para que sejam substituídas por novas. Já a mudança em si é a fase na qual as novas ideias praticas e processos são aprendidos. Nesta etapa, a organização vivencia confusão, caos, desespero convivendo com esperança e novos ânimos. Por ultimo ocorre o recongelamento, momento no qual tudo o que foi aprendido é totalmente integrado a pratica.
Desenvolvimento organizacional (DO)
É a aplicação sistemática dos estudos sobre comportamento organizacional em múltiplas dimensões (grupal, intergrupal e da empresa em si) para que sejam executadas as mudanças planejadas (de crenças, atitudes, estruturas e processos).
Existem três tipos de variáveis na abordagem