eu radio invenção
1. A ORIGEM DA ESTATÍSTICA
A estatística, do latim status (estado), em sua origem tratava da coleta e organização de informações do Estado.
Os governantes utilizavam informações estatísticas sobre a população e a renda para estabelecer tributos e organizar as forças militares. Temos muitos registros de sua utilização: no Egito pelos faraós, na China pelos imperadores e também nas civilizações pré-colombianas dos maias, incas e asatecas.
As informações estatísticas foram utilizadas durante longo tempo, mas foi o alemão Gottfried Achenwall (1719 -1772), professor da Universidade de Gottingen, quem criou o vocábulo “estatística”, em 1746. ele sistematizou métodos para trabalhar com essas informações.
Assim, a estatística é a parte da Matemática que estuda a coleta, organização e análise de dados, com o objetivo de entender fenômenos, fazer previsões e tomar decisões.
2. CONCEITOS BÁSICOS
- População: Para Milone (2004,p.9) conjunto de objetos, itens ou eventos com alguma característica ou propriedade comum mensurável, ordenável ou comparável de acordo com os limites, propósitos e objetivos do estudo.A população pode ser formada por pessoas, animais ou objetos.
- Amostra: Para Milone (2004,p.9), é qualquer um dos possíveis subconjuntos de uma população.
3. DIVISÃO DA ESTATÍSTICA
- Descritiva que procura descrever os dados obtidos de um grupo qualquer. Tem como função detectar e descrever padrões ou tendências.
- Indutiva ou analítica (também conhecida como inferencial) que compara grupos e faz generalizações a partir de amostras (inferência). Esta estatística muitas vezes é usada para tomada de decisão.
4. VARIÁVEIS
E o nome dos dados pesquisados em um levantamento estatístico.
As variáveis podem assumir também características distintas, e quando ela apresenta uma qualidade (ou atributo) ela será chamada de qualitativa. Já em outros casos se elas são números (ou quantidade ) será chama de quantitativa.