Eu quero tchu eu quero tcha....
Comparaçao dos valores calculados com diagrama de sankey
Através da tabela 1, o valor apresentado para o rendimento da turbina a gás é de 37,3%, e comparando o com o valor calculado da turbina a gás (34,4%), constatamos que existe uma diferença de 2,9 % que se poderá dever aos seguintes factos: - Assumimos o metano e o ar como gases perfeitos,
- o valor introduzido como cp foi assumido como constante;
E ainda assumimos que o gás natural é constituído essencialmente por metano, sendo assim o cálculo do balanço energético seria mais complexo pois teríamos de considerar outros reagentes.
Turbina a gás
É constituída por: ∙Compressor
∙Câmara de combustão
∙Turbina
Todo o funcionamento, inicia-se no compressor que aspira o ar da atmosfera e comprime-o para uma pressão mais elevada. Este compressor está ligado ao veio principal da turbina obtendo assim a energia mecânica necessária para o seu funcionamento.
O ar comprimido na turbina é injetado para a câmara de combustão onde irá sofrer transformações químicas devido à queima de combustível. Para ser uma câmara de combustão ideal, teria de sofrer uma transformação adiabática. Contudo não é possível obter uma câmara de combustão completamente adiabática, no entanto, e com o avanço tecnológico ao nível dos materiais, tornou-se possível reduzir as trocas de calor para valores muito inferiores. Após se dar a combustão, o produto das reações que ocorre na câmara de combustão, e que irá ter uma energia interna elevada (a energia térmica) é encaminhado para a turbina onde irá sofrer uma expansão que irá ser aproveitada para a criação de energia mecânica que será, por fim transformada em energia elétrica num alternador.
Após a passagem dos produtos da combustão pela turbina, estes são expulsos para fora do sistema através de um bocal de exaustão, a este ciclo de funcionamento chamamos de ciclo aberto. Quando estes são reintroduzidos no sistema num ciclo contínuo chama-se a este ciclo, ciclo