Eu diversidade
Geralmente, os aminoglicosídeos são administrados por via endovenosa por serem mal absorvidos por via oral, pois são muito solúveis na água o que leva a não passarem do tracto gastrointestinal para o resto do corpo.
6- A ototoxicidade pode ser verificada em quais antimicrobianos citados acima? Qual o mecanismo da ototoxicidade? Qual o manejo clínico do enfermeiro para diminuir o potencial ototóxico e também como pode detectar a injúria através das intervenções de enfermagem. Levofloxacina, clindamicina e furosemida.
Mecanismo da ototoxidade: O mecanismo de ototoxicidade não está ainda totalmente esclarecido. No entanto, evidências apontam que esteja relacionado com as alterações da composição iónica (sobretudo ao nível de Na+ e K+) e do volume do fluido endolinfático, acompanhadas da alteração do potencial electrolítico coclear.
Cuidados de Enfermagem: Manter o paciente bem hidratado, checar a concentração da medicação, principalmente em recém-natos e idosos. Verificar a curva térmica, Coletar sangue 30 minutos antes da próxima administração do medicamento e 30 minutos após oermino da infusão.
7- A respeito da administração EV dos antimicrobianos, pergunta-se:
a. Qual a velocidade de infusão de cada antimicrobiano administrado por via EV?
Ciprofloxacina : 60 minutos
Levofloxacina : 60 minutos
Ceftriaxona:
IV direto: 2 a 4 min
Infusão contínua: 30 min
Clindamicina: 20 minutos
Furosemida: 5 a 10 minutos
b. Explique o porquê da síndrome do pescoço vermelho durante a administração EV de vancomicina
A Síndrome do pescoço vermelho está associada à velocidade de infusão, devendo-se diluir a droga e infundir em aproximadamente 1 hora. “Rash” e eritema máculo papular podem ocorrer em 5% dos casos.
c. Explique o porquê da frequência mais espaçada em relação aos fármacos vancomicina e amicacina
A freqüência mais