Etresse no varejo
605 palavras
3 páginas
FACULDADE 7 DE SETEMBRO – FA7CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
O ESTRESSE VIVENCIADO PELOS PROFISSIONAIS DO VAREJO
SUELANE DE OLIVEIRA DAMASCENO
FORTALEZA - 2013
Problematização
Até que ponto o estresse influencia na qualidade de vida e no bem estar do trabalhador do varejo?
O estresse é um assunto muito recorrente quando se fala em trabalho, é responsável por uma série de reações como desgaste físico e psicológico, além de fatores como ansiedade, que causam sintomas psicossomáticos que podem interferir na vida do profissional.
O ambiente de trabalho é o local onde o trabalhador vive grande parte de sua vida, onde é submetido a diversos fatores, positivos e negativos, que lhe causam satisfação e chateações. Em se tratando de varejo é importante salientar que trata-se de uma área profissional que exige controle, que vão desde a cordialidade com as pessoas (clientes e colegas de trabalho) até o comportamento diante de situações desagradáveis.
Ás vezes, o estresse é potencializado em decorrência de exigências e cobranças vindas de seus superiores, que muitas vezes vão além das limitações do profissional. Também é provocado, muitas vezes, pelas longas jornadas de trabalho, o não recebimento de benefícios considerados importantes pelos colaboradores, insatisfação com o local de trabalho, com o horário, com a remuneração, entre outros.
Devido ao tipo de desgaste a que os colaboradores do varejo são submetidos diariamente no ambiente e nas relações de trabalho, aparecem diversos indicadores de transtornos relacionados ao estresse, como o caso das depressões, pânico e doenças psicossomáticas. A obtenção de uma boa qualidade de vida não é uma tarefa fácil, pois no cotidiano se apresentam vários fatores de estresse que afetam de maneira negativa, tanto física como psicológica esse profissional.
Justificativa