etomando o conceito de psicodiagnóstico: Uma proposta de definição a partir da relação psicólogo-cliente

2873 palavras 12 páginas
Retomando o conceito de psicodiagnóstico:
Uma proposta de definição a partir da relação psicólogo-cliente
Ana Maria Sarmento Seiler Poelman
Neste artigo, a autora faz uma revisão da definição de psicodiagnóstico, seus objetivos e pressupostos. Observa que o objetivo do psicodiagnóstico tem sido definido como o conhecimento do cliente pelo psicólogo. Propõe uma perspectiva diferente, partindo da ideia de que o cliente é a referência para a atividade desse profissional e, por isso mesmo, deve ser compreendido a partir de seu ponto de vista. Assim, o objetivo do psicodiagnóstico é, em primeiro lugar, facilitar uma mudança de percepção do cliente a respeito de si e de suas relações com o mundo.
“Para uma alma se converter por meio de um sermão, há de haver três concursos:
Há de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há de concorrer Deus, com a graça, alumiando.
Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três cousas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister olhos, há mister espelho, há mister luz. Que cousa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo?”

(Padre Antônio Vieira, Sermão da Sexagésima).

Realizar um psicodiagnóstico constitui uma das atribuições do psicólogo. Sob essa denominação, são realizadas atividades muito diferentes. Tais diferenças se observam não apenas em relação aos meios, mas também quanto aos objetivos e modelos teóricos que o profissional utiliza. Tantos são os desdobramentos e usos do psicodiagnóstico, que o Conselho Regional de Psicologia, já em
1992, empreendeu estudos sobre sua utilização pelos psicólogos no estado de Minas Gerais. Do relatório desse estudo consta um anexo com relação extensa dos conceitos de diagnóstico psicológico (ou psicodiagnóstico) apresentados pelos

Relacionados