creme
• Sobretudo devido à globalização, a cultura passou a ser um dos temas mais discutidos da atualidade.
• O não entendimento correto do sentido do termo cultura, pode levar à discriminação e ao isolamento de alguns grupos sociais.
• Na realidade não existem culturas superiores ou inferiores, melhores ou piores, existem sim, culturas diferentes.
• A compreensão de que a cultura é algo inerente a qualquer grupo humano, e que pode ser apropriada, leva à valorização de toda e qualquer cultura como elemento constitutivo da raça humana.
Prof. Dr. José Pedro Penteado Pedroso
2
Os Dois Sentidos do Termo Cultura
1. O primeiro se identifica com a aquisição de certo grau de conhecimento sobre arte, ciência, literatura, religião, etc.
Neste sentido o saber e a educação são elementos fundamentais de cultura.
Assim será considerado culto o indivíduo que tiver mais saber e mais educação. 2. O segundo entendimento, associado à literatura científica, considera cultura:
Tudo o que é criado e aprendido pelo ser humano num grupo social, compreendendo o conjunto de conhecimentos, símbolos, experiências, costumes, comportamento, etc.
Este sentido científico é o que nos interessa na disciplina.
Prof. Dr. José Pedro Penteado Pedroso
3
O Sentido Científico de Cultura
•
Nessa abordagem, todas as pessoas e todos os grupos sociais têm cultura e sua própria cultura os diferencia dos restantes.
–
O que fazem, o que comem, o que vestem, o que pensam, como conversam, como se relacionam , que ferramentas usam, que esporte preferem, o que consideram feio ou bonito, bom ou mau, etc. tudo isso se relaciona à cultura.
•
Tudo o que o ser humano consegue aprender, fazer, usar, produzir e conhecer nos grupos sociais aos quais pertence é cultura.
•
Ela é transmitida pelo meio social e não pela herança biológica, ou seja, é aprendida pelo processo conhecido como socialização.
Prof. Dr.. José Pedro Penteado