etnico
Área da Bacia Hidrográfica(Junior)
. Pontal – 12.395 Km²
. Medial – 16.749 Km²
. Alto – 22.795 Km²
Declividade(Anderson)
A declividade média total do rio Paranapanema, desde suas nascentes até a desembocadura no rio Paraná é de 61 cm/km. Não considerando os primeiros 100 km, onde o rio desce a serra de Paranapiacaba, a declividade média é de 43 cm/km, valor relativamente baixo para um percurso tão extenso de 820 km.
Cobertura Vegetal Natural (Ronaldo e Juliana)
Engloba os vários tipos fisionômicos de vegetação como mata, capoeira, campo cerradão, cerrado, campo-cerrado. As formações florestais de mata e capo-ira nesta região são formadas pela floresta subcaducifolia tropical, caracterizada pela perda parcial das folhas na estação seca. Sua estrutura é variável e mal conhecida, pois em sua quase totalidade foi devastada, sendo substituída pela agropecuária. Na realidade os remanescentes florestais distribuem-se de forma fragmentada, com padrão geral, relativamente homogêneo, não sendo encontradas manchas consideráveis de vegetação de grande porte.
As formações de cerrado apresentam um revestimento de gramídeas, além de arbustos e árvores que se distribuem, com maior ou menor densidade, conforme o grau de degradação da vegetação. Na realidade o cerrado possui uma aparência de vegetação adaptada às condições climáticas mais secas, estepes cobertura de casca, além de folhas coriáceas e brilhantes ou revestidas por um denso conjunto de pelos.
A vegetação de várzea aparece, na maioria das vezes junto aos maiores córregos e ribeirões.
USO E OCUPAÇÃO DO SOLO (André)
Seguindo a orientação do COHRI, na Bacia Hidrográfica de Paranapanema foram encontradas as seguintes categorias de uso do solo:
- Cobertura Vegetal Natural, contemplando os diferentes tipos nativos, tais como matas capoeira, campo, cerradão, cerrado, campo, cerrado e vegetação de várzea;
- Áreas de Reflorestamento;
- Áreas com