Etnias que vivem na áfrica
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Nome: Alex Felipe, Marcelo Ferreira, Wellington Demarchi
Trabalho de Geografia
Etnias que vivem na África.
Dourados - MS
2013
Introdução
Existem centenas de grupos étnicos na África, cada um tem a sua própria língua (ou dialeto de uma língua) e cultura. Mas existe 9 etnias principais (são elas Zulu, Xhosa, Basotho, Bapedi, Venda, Tswa na, Tsonga, Swazi, Ndebele).
Essas 9 etnias serão a seguir citadas descrevendo suas respectivas características, quantidade de população, e o local onde são encontradas.
Desenvolvimento
Zulu: É o maior grupo étnico na África do Sul, sendo a sua população de mais ou menos 11 milhões de pessoas. Na sua maior parte (7 milhões) vivem no estado de KwaZulu-Natal (onde Durban fica – Kwa significa “lugar dos”), e eram considerados como cidadãos de terceira classe durante o regime do apartheid. O atual presidente da África do Sul (Jacob Zuma) é de origem étnica Zulu. Os vniangas (“curandeiros”) Zulus são os mais respeitados da África do Sul, fazendo até trabalhos para a comissão técnica e para os bafana-bafana. Essa magia pode ser branca ou negra, sendo a primeira com propriedades positivas e a segunda com propriedades negativas.
Xhosa: Os Xhosa são um grupo étnico Sul Africano que falam xhosa (ou isiXhosa ), que é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Cerca de 7,9 milhões de pessoas falam este idioma (cerca de 18% dos sul-africanos), principalmente nas províncias do Cabo Oriental , Cabo Ocidental e Sul KwaZulu-Natal e nos países vizinhos, Botswana e Lesotho .
Basotho: Os Basothos, ou basuto, vivem na região da África do Sul desde meados do século V em clãs dispersos, contando com uma população em torno de 3.5 milhões na África do Sul.
Bapedi: Os Northern Sotho estão espalhados pelas províncias de Gauteng, Limpopo e Mpumalanga e contam com