Etnia
As características fundamentais da sociedade contemporânea que mais têm impacto na educação são, pois, maior complexidade, mais tecnologia, compressão das relações de espaço e tempo. Trabalho mais responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade, exigindo um trabalhador multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situações de grupo, de se adaptar a situações novas, sempre pronto a aprender. Em suma, um trabalhador mais informado e autônomo.
Hoje em dia as pessoas procuram cada vez mais sua autonomia e a auto- aprendizagem é uma das características que mais se destacam no perfil dessas pessoas. O profissional atual precisa ser versátil e estar sempre ligado a novas tendências aprimorando seu aprendizado em prol do seu trabalho e até mesmo da sua realização pessoal. Trindade, apud Belloni (1992, p. 32), define aprendizagem autônoma como um processo de ensino e aprendizagem centrada no "aprendente", e diz ainda que o professor deva assumir-se como recurso deste "aprendente".
Seria muito bom se esse fosse o perfil de todos os estudantes da educação a distância. Palloff e Pratt (2004), dizem que esse ideal de aluno está longe de fazer parte da grande maioria das pessoas que procuram esse tipo de ensino. De acordo com Renner (1995) muitos estudantes a distância tendem a realizar uma aprendizagem passiva "digerindo pacotes de informações e regurgitando os conhecimentos assimilados no momento de avaliação".
Belloni (2006) diz que a clientela potencial da educação está se modificando rapidamente tendendo a aumentar em número e a se diversificar em termos de demandas especificas de