ETICAA
REDESCOBRINDO A HISTÓRIA DO
PENSAMENTO ÉTICO
AUTODETERMINAÇÃO E RESPONSABILIDADE
ÉTICA
A FUNÇÃO E O CAMPO DA ÉTICA
CRITÉRIOS DA ETICIDADE
CONSCIÊNCIA ÉTICA
3ª
E 4ª AULA –
Profa. Ma. Betânia de Almeida Virães
REDESCOBRINDO A HISTÓRIA DO
PENSAMENTO ÉTICO
ANTIGUIDADE:
–
–
Desde que o homem teve de viver em conjunto com outros homens, as normas de comportamento moral têm sido necessárias para o bem estar do grupo.
Muitas destas normas eram extraídas das religiões existentes, que cheias de dogmas e tabus impunham uma dose de irracionalidade ao valor moral.
ANTIGUIDADE:
–
–
–
–
Somente com o pensamento grego é que se começa a estruturar a Ética como ciência.
Sócrates, Platão e Aristóteles são os seus principais representantes.
Sócrates dizia que a virtude é conhecimento; e o vício, é o resultado da ignorância. Então, de acordo com Sócrates, somente a educação pode tornar o homem moralizado.
Platão estabelece que a vida ética é gradativamente mais elevada pela adequação desta às idéias superiores, equivalente à forma do bem.
ANTIGUIDADE:
–
–
Aristóteles deu à Ética bases seguras. Dizia que o fim do homem é a felicidade temporal da vida de conformidade com a razão, e que a virtude é o caminho dessa felicidade, e esta implica, fundamentalmente, a liberdade.
Aristóteles busca uma Ética do Possível, que não desrespeite as paixões humanas – mas antes as oriente pelo caminho da ponderação até a maturidade racional do equilíbrio.
IDADE MÉDIA
Na Idade Média, os valores éticos são condicionados pela religião cristã, especificamente o
Catolicismo.
Nesse período, dá-se ênfase à revelação dos livros sagrados. O Pai, o Filho e o Espírito Santo determinam as normas de conduta. Jesus, que é filho e Deus ao mesmo tempo, torna-se o grande arauto de uma nova ética, a ética do amor ao próximo. Porém, essa ética é conspurcada pelos
juízos