Etica
Para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Pois, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons hábitos, e a mediana entre as atitudes, as condutas e as decisões, é o mais importante para estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, assim como o desenvolvimento harmonioso do ser em seu meio.
A sociedade brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais.
A ética profissional esta presente nas menores atitudes, e em todas as profissões existe, na maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma tarefa. A ética empresarial são os valores das organizações que se fazem ser bem vista pela sociedade, agregando uma boa reputação, se tornando assim organizações lucrativas.
Mas infelizmente, atualmente no Brasil as organizações, seja ela grande ou pequena tem agído de forma antiética. Falam muito de ética e moral, mas na hora em de colocar em prática nas negociações, a empresa acaba visando o lucro e agindo de forma antiética.
Pesquisas realizadas no Brasil comprova que, existe pessoas que não são honestas em algumas coisas, principalmente quanto ao tal ditado “jeitinho brasileiro”.
Empresas também acabam falhando com os colaboradores e com o próprio governo deixando de pagar alguns impostos e de conceder certos direitos para os colaboradores.
Temos com exemplo o cidadão que paga por uma assinatura de TV a cabo adquirindo um ponto e no final usando 2 ou mais, e