Etica
Várias hipóteses foram levantadas para explicarmos o porquê da escolha do curso de Ciências Contábeis. E percebemos que uma boa escolha profissional leva em consideração vários aspectos, como: o desejo que temos; o que é possível escolhermos dentro de nossa condição social; o que esperamos de nosso futuro; e quais são nossas competências e habilidades. Há também fatores subjetivos, emocionais e pessoais, que estão envolvidos na escolha da futura profissão, e nós somos influenciados tanto pelo mundo que vivemos, quanto pelo modo que compreendemos.Consideramos assim, que a relação entre o homem e o mundo é o que determina muitas das escolhas e, dentre elas, o da profissão.
O fato de optarmos pelo curso de Ciências Contábeis, não significa que necessariamente seremos “contadores” quando nos formarmos. Pelo contrário, o “contador” é apenas mais uma das opções que o curso nos proporciona. Podendo assim o bacharel, atuar, desde a área de consultoria, análise financeira, gerencial, recursos humanos, auditoria, perícia, pesquisador e professor de contabilidade. Ele poderá exercer sua profissão independentemente nas empresas ou no ensino e até em órgãos públicos.
“A Profissão Contábil: Enfrentando Dilemas e Vivenciando a Ética” foi o tema escolhido por nosso grupo, onde, baseado no amplo mercado de atuação, em que a discussão sobre a ética tem sido muito presente, encontramos uma humanidade em que a crise moral, refletida pela violência, egoísmo, indiferença para com o seu semelhante, e um desejo desenfreado pelo poder, não respeitando as diferenças entre os indivíduos, causa assim uma crise ética tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
O que se pretende com este trabalho é conscientizar a futura classe contábil, para exercer com dignidade e honradez as ações profissionais. Que para existir profissionais integrais, é necessário que divulguemos e apliquemos, perante a sociedade, os princípios e valores éticos da profissão. Assim com este