Etica
Conforme ABBAGNANO apud (1998 apud ALENCASTRO 2010, p.32), ética é como “a ciência da conduta”, portanto muitas empresas a utiliza como um de seus pilares, não apenas para sobrevivência, mas também para expandir seus negócios. Com a ética fortemente presente na cultura organizacional, condutas desfavoráveis à imagem podem ser evitadas.
A ética no trabalho fornece ao funcionário um exercício diário de honestidade, comprometimento, confiabilidade, são mostradas tanto na tomada de decisões como no processo de adotar elas. Ao final, a recompensa é o reconhecimento, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura, de valores e conduta.
O profissional deve seguir esse padrões para que a funcionalidade da empresa cresça cada vez mais , agregando a ética com as normas e os regimentos internos da organização, como por exemplo as informações sigilosas, para a preservação de uma marca ou produto
Para PASSOS (2007, p.92), “as organizações éticas buscam, na prática, serem honestas, justas e verdadeiras e democráticas, por uma questão de princípio e não de conveniências, mas nem sempre isso pode gerar sucesso e reconhecimento.” O direito de falar , se defender, expor, devem existir em uma empresa ética de trabalho , devendo ser aceito por todos da empresa .
Livros :
PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. 1. ed. 10. reimpr. São Paulo: Atlas, 2004
ALENCASTRO, Mario Sérgio Cunha. Ética empresarial na prática. 1° Ed. Curitiba: Ibpex, 2010.