Etica
Trabalho apresentado junto à disciplina de Ética e Práticas Sociais do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Padre Anchieta, como requisito à obtenção da nota de trabalho. Prof. Ms. José Adriano de Souza Cardoso Filho.
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é proceder a uma análise do princípio da liberdade de manifestação do pensamento, se há limites ou não. Será apresentado o conceito de liberdade de expressão, como ela esta prevista na constituição, as manifestações que fizeram historia e as dos dias atuais.
Palavras chaves: Liberdade; Manifestação; Constituição.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 LIBERDADE DE EXPRESSÃO 3
2.1 Liberdade de expressão na constituição 3
2.2 Liberdade de expressão na internet 7
3 MANIFESTAÇÕES POPULARES 8
3.1 Movimentos das Diretas Já 8
3.2 Marcha das Vadias 9
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
O ser humano surge com a capacidade de pensar e de sentir intimamente, mas todos sentem a necessidade de comunicar aos outros aquilo que eles pensam. A comunicação pode ser dividida em dois aspectos: De um lado, a comunicação discreta, em condições de privacidade; de outro, a manifestação pública dos pensamentos. A primeira que é direcionada a relação pessoal dos indivíduos, já a segunda diz respeito à interação com o resto da coletividade. Podemos dizer que tudo isso existe por conta da evolução histórica, na qual primeiramente foi reconhecida a liberdade de consciência, ou seja, a liberdade de expressar seus próprios pensamentos de forma privada, em ambiente familiar e entre amigos, sem direito a liberdade de expressão pública da mesma; O direito a expressão pública viria mais tarde, dando permissão a expressão do próprio pensamento geral para o público. A história da liberdade