etica
Sobre a natureza dos valores
4.1.
Ética e moral
Moral e ética são conceitos geralmente empregados como sinônimos, ambos referindo-se a regras e condutas entendidas como obrigatórias. A existência de duas palavras deve-se ao fato de as termos importado de origens etimológicas distintas: ética veio do grego ethos, significando comportamento, modo de ser; moral tem origem no latim, morales, e refere-se a conduta e aos costumes.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0410351/CA
Entretanto, convencionou-se diferenciar ética de moral, atribuindo à moral um caráter mais prático e rígido. Por outro lado, à ética caberia estudar a aplicação das normas. Ou seja, configura-se moral como aquilo pertencente às regras, estabelecido em forma de leis ou incorporado como costumes na sociedade através da história e cultura, ao passo que a ética constituiria a forma pela qual nos relacionamos com essas regras a partir dos vínculos estabelecidos com a sociedade em geral. Assim, a moral estaria posta. A ética, pensada e filosofada.
Para Silvano18 (2008)
“Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório. Já a palavra Ética,
Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.”
Para sintetizar, recorremos a Vásquez19 (1998), para quem a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completaria a outra,
18
19
SILVANO, Thiago Firmino: http://www.coladaweb.com/filosofia/moral.htm
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
Professores